Em maio de 2020, estávamos em lockdown no Ceará. Na internet, o clima era de desalento por causa da pandemia. Como assessora do Creci, atendia os corretores de imóveis nas redes sociais que me questionavam como iriam trabalhar se todos nós estávamos em casa. Era impossível não partilhar da mesma angústia que eles sentiam. Vi-me com a tevê ligada, o notebook aberto na sala de jantar e a cebola cortada a me esperar para cozinhar o feijão do almoço. Sufocada em passar o dia inteiro trancada no apartamento, fui até a varanda minúscula para respirar. A vizinha ouvia Toquinho. A música, um clássico, O caderno. De repente, olhei pro notebook que estava aberto no Instagram do Creci e comecei a digitar :
…”Sou eu que vou seguir você desde o primeiro anúncio em busca do seu lar…
E em todas as visitas sempre vou te acompanhar. A casa, um apê pra sair do aluguel e morar num pedaço de céu….”
Foi um alento para o meu coração. Pedimos ao artista cearense David Valente para dar a sua voz à versão da música. Quando postamos a música nas redes sociais, vimos o poder transformador que a música tem. Recebemos centenas de mensagens de agradecimento.
No aniversário de 60 anos do Sistema Cofeci Creci, a letra que quase me fez queimar o feijão foi gravada pelo Toquinho para uma campanha nacional de valorização da profissão de corretor de imóveis.
Acho importante frisar aqui que, em nenhum momento, pensei na versão da música como uma forma de me projetar ou ganhar dinheiro com a letra. Tenho a certeza de que se o Sistema Cofeci Creci tivesse me contratado para escrever essa versão, dificilmente eu conseguiria ou sairia da forma como foi. Vivi tudo visceralmente e, quando eu menos esperei, aquele trabalho que ninguém nem me pediu para fazer, me deu reconhecimento profissional e retorno financeiro.
As fotos eternizam um dia que, às vezes, eu até duvido que vivi. Ouvi do Grande Toquinho as seguintes palavras:
“Quando me disseram que haviam feito uma letra com a música O Caderno, eu gelei, mas quando eu vi a versão, achei interessante e me chamou a atenção a exatidão da métrica. Mudei só 7% da letra e isso é raríssimo. Parabéns!”
Aos corretores de imóveis, todo o meu respeito e reconhecimento:
Sou eu que vou seguir você desde o primeiro anúncio em busca do seu lar
E em todas as visitas sempre vou te acompanhar.
A casa, um apê pra sair do aluguel e morar num pedaço de céu.
Sou eu que vou ver o
contrato de compra e venda
pra te proteger e a taxa do
financiamento boa pra você.
Serei sempre o seu
consultor mais fiel.
Tudo legitimado em papel.
Sou eu que vou ser seu
amigo, sempre estar contigo
pra negociar quando surgir
aquele imóvel que você
gostar.
Um lar, doce lar, será
sempre um troféu.
Uma casa ou arranha céu
Eu sei que vai lembrar de
mim quando pegar as
chaves para se mudar.
Na vida a gente colhe os frutos
que a gente plantar.
Só peço a você: nunca perca a
fé.
De morar onde você
quiser.