Eu sei que a orientação da redação é: o repórter é o chefe da equipe! Quando essa frase é ouvida isolada e por um coração cheio de vaidades, pensa-se logo em uma relação de submissão: um manda e o outro obedece! Mas como ignorar cabelos brancos, mãos calejadas e olhos de águia que, com uma sensibilidade incrível, conseguem parar o tempo para registrar um fato, uma lágrima, um grito de socorro ou uma gargalhada….
Escutamos o jogador de futebol falar com tanto respeito do seu treinador… Chama-o até Professor… Os mestres da imagem seriam, então, professores! Ensinam repórter a segurar o microfone, ajeitam o cabelo das meninas, ajudam na construção do texto da passagem e até fazem o dia tão exaustivo na labuta da reportagem ficar mais leve. Com os “meninos” da externa, aprendi mais que contraluz e noções de enquadramento. Aprendi a trabalhar em equipe, a ter paciência e empatia. Aprendi a dividir lanche! Aprendi a pagar o lanche (quando o pagamento cai na conta, claro!) rsrs Aprendi que diploma é importante, mas a experiência, a sensibilidade e a vocação fazem grandes profissionais. Admiro o sangue no olho desses caras a cada apertar do botão. Desde o gol no estádio de futebol, ao grito de uma mãe desesperada ao perder um filho, a um choro desolado de quem está esperando uma vaga em um leito de hospital.
Encanta-me a forma como os meus amigos contam histórias: imagem e som combinados em perfeita harmonia. EU FIZ MUITOS AMIGOS, me tornei uma profissional mais segura e SEMPRE VOU LEVAR NO MEU ❤️as melhores lembranças dos meus mestres!!! Um em especial ME ESCOLHEU pra ser uma filha pra ele. Guardo as melhores lembranças desse mestre incrível! Em sala de aula, em minhas palestras, quando eu tenho oportunidade, digo: Se no final da sonora te oferecerem somente 1 BRINDE, agradeça, mas não aceite, afinal, você não trabalha sozinho (a). E quando te cumprimentarem, aproveite para apresentar a equipe também, porque muitas vezes os “meninos da externa” passam despercebidos. Valorize seu parceiro e incentive os outros a valorizarem também.